O A SBCPSIC surgiu para consolidar ações destinadas ao desenvolvimento e administração das atividades do Programa de Formação e Aprofundamento de Psicanalistas no estado do Espírito Santo e outros. Além dos cursos, também fazemos atendimento em diversas áreas.:

EMENTA:

O ser humano experimenta transformações na vida que modificam o seu comportamento intra, inter e ultra pessoal. Se faz necessário que esse homem seja assistido nesse processo de re-organização em si mesmo na busca de se reencontrar com sua destinação antropológica de ser feliz, compreendendo as diferenças inerentes a cada ser. O Curso estabelece uma integração entre o saber psicanalítico e o saber sociológico na construção de uma pessoa para a retomada dessa tão sonhada e desejada felicidade.

Objetivos: Proporcionar aos líderes religiosos, comunitários, assistentes, assistentes sociais, profissionais das áreas de humanas, saúde e educação, um referencial teórico capaz de auxiliá-los no trato das questões do psiquismo, visando a reestruturação do ser humano diante das crises de identidade, de sofrimento e frustrações.

Cada módulo será ministrado em um encontro mensal, que acontecerão às segundas das 18h30 às 22h15, sujeito a algumas alterações. O curso terá avaliações sempre que um módulo for concluído, e monografia que deverá ser entregue no 19º módulo.


CURSO SE DIVIDE EM QUATRO FASES:
Matérias de Fundamentação, Matérias de Formação, Parte Prática, Análise Didática e sessões terapêuticas (no mínimo 30 ), Análise Supervisionada.


PAGAMENTOS:


Caberá ao aluno a quitação mensal do valor a partir de R$ 200,00 (Duzentos Reais), correspondente ao módulo. Caso por algum motivo, o aluno necessite faltar, o valor da mensalidade deverá ser quitado. No entanto a aula será reposta em forma de atendimento com horário a ser definido entre o aluno e a FATUS-SBCPSIC.

 

Será colocado à disposição do aluno a apostila correspondente ao módulo.

Valor da taxa de matrícula é de R$ 50,00 (cinquenta reais), pago no ato da matrícula.

No ato da matricula o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

- Cópias do CPF;

- Duas fotos 3x4;

- Comprovante de escolaridade de ensino médio para formação, para pós graduação diploma do curso superior; Caso o aluno esteja cursando, alguma graduação, deverá ser apresentado um documento que comprove.
 

GRADE CURRICULAR:

01. Introdução Psicanalítica

02. Teoria Psicanalítica I

03. Teoria Psicanalítica II

04. Teoria Psicanalítica III

05. Correntes Psicanalíticas / Sociologia / Filosofia

06. Fundamentos da Técnica Psicanalítica I

07. Fundamentos da Técnica Psicanalítica II

08.Interpretação dos Sonhos (Freud)

09. Correntes das Escolas Psicanalítica

10. Psicologia

11. Sexologia

12. Psiquiatria Infantil

13. Neuroses e Psicoses

14. Hipnoterapia

15. Transtorno de Personalidade

16. Neurologia e Psiquiatria

17. Psicoterapia Breve

18. Clinica Psicossomática

19. Fundamentos da Técnica Psicanalítica III

20. Neurose e Psicose

21. Psicopatologia da Vida

18. Psicanálise da Religião

20. Análise Terapêutica e Didatica

22. Ética na Psicanálise
 

CURSO TEM REGISTRO NO MEC?
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Diploma expedido pela FATUS – Faculdade. A Sociedade é quem avalia se está apto a clica ou não. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. A sociedade SBCPSIC cumpre a risca essa necessidade.


QUEM É O PSICANALISTA CLÍNICO JUNTO AOS CLIENTES E AO MINISTÉRIO DO TRABALHO?
É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o Psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.


SOCIEDADES PSICANALÍSTICAS - O QUE SÃO?
São sociedades civis de direito privado, devidamente registradas em cartório, de acordo com o Novo Código Civil Brasileiro, tendo Estatutos aprovados por Assembléia, igualmente registradas, e que se congregam para estudar Psicanálise e promover a formação de novos profissionais para o promissor mercado de trabalho.


COMO SE FORMA PSICANALISTA NO BRASIL E NO MUNDO?
Nos tempos de Freud a formação consistia em assistir conferências e aulas do mestre de Viena e/ou dos pioneiros. A seguir, aqueles que se consideravam capacitados, iniciavam na clínica. Posteriormente, através de Sandor Ferenczi, foi iniciada a conhecida Análise Didática. Entretanto Freud nunca empregou este método. A expressão que ele usava era “auto análise”. Com o passar dos tempos, as sociedades psicanalíticas desenvolveram metodologias próprias criando processos de formação mais sistemáticos. Algumas continuam com o sistema de conferências, palestras e análise didática. A Fatus e a SBCPSIC usa um processo dinâmico, diferente das outras sociedades, alicerçado em princípios éticos da linha Freud Ana.


POR QUE O CURSO É ABERTO ÀS VÁRIAS PROFISSÕES?
É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos - como Jung e Adler - mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.


O QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE PSICANALISTA?

No mundo todo a Psicanálise é exercida de forma livre, não sendo uma profissão regulamentada, porém, sob critérios éticos bastante rígidos. No Brasil, seu exercício se dá de acordo com o artigo 5º, incisos II e XIII da Constituição Federal. Acrescenta-se ainda: o parecer do Conselho Federal de Medicina, Processo Consulta 4.048/97 de 11/02/1998, o Parecer 309/88 da Coordenadoria de Identificação Profissional do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República, do Distrito Federal e Aviso nº 257/57 de 06/06/1957, do Ministério da Saúde, este último como marco histórico da Psicanálise no Brasil.


APÓS O CURSO, COMO EXERCER LEGALMENTE A PROFISSÃO?

Terminado o curso, de acordo com as leis em vigor e os Estatutos, a SBCPSIC Credencia se for apto, o novo profissional. Ao novo Psicanalista filiado à SBCPSIC poderá fazê-lo. A profissão é de natureza livre, podendo ser exercida legalmente em todo território nacional.
Existem alguns estados e Cidades que já regulamentaram a atividade de Psicanálise, através de Lei que “estabelece Normas para o Imposto sobre Serviços de Saúde, Assistência Médica e Congêneres” - e que inclui a Psicanálise Clínica. Seja Você um Psicanalista Clínico.

EMENTA

FICHA DE 

MATRÍCULA

Rua Marcelino Vacari, 16, Ilha dos Ayres, Vila Velha    /   fatusfaculdade@gmail.com   /   (27) 3329-5768

  • White YouTube Icon
  • w-facebook

© site desenvolvido por Jr. Emerick